O amor pode ser Lindo!

Espero que o amor chegue. Chegue e sente ao teu lado no sofá. Que compartilhe contigo um pedaço de bolo de milho e as bolinhas do leite int...

Mostrando postagens com marcador Meditações biblicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Meditações biblicas. Mostrar todas as postagens

domingo, 6 de maio de 2018

IM- POTÊNCIA

Potência é a medida de capacidade em que um trabalho é executado de acordo com a sua velocidade.
Um carro é mais ou menos potente de acordo com a sua capacidade de atingir determinada velocidade num determinado tempo.
Pensa nisso com Deus? O Deus de toda Potência. O Deus Onipotente.
Dá uma pausa, então!

Hoje dia das mães... E a minha já não está aqui entre nós!
Sei que a IMpotência diante da morte é algo difícil de lidar, pq queremos ter competência e tempo para mudar algo que na verdade não pode ser mudado por nós.

Diante da morte lidamos com o fato, de APARENTEMENTE, não poder fazer nada. A minha mãe, por exemplo faleceu em uma unidade de pronto atendimento, a espera de uma UTI.  E se a gente tivesse feito diferente? E se a gente tivesse feito outra escolha? E se a gente tivesse mais dinheiro? E Se? E se?

Pensei por algum tempo "não demos conta de fazer o que era necessário no tempo necessário" = impotência.

Lidar com o peso da incapacidade é cruel e dolorido, ninguém deve carregar esse peso sobre si. Mesmo pq, se a avaliação das nossas ações estiver pautada apenas na nossa competência, poderemos lidar com uma situação de impotência que vai nos desequilibrar. E a morte pode ser uma delas.

O Deus Onipotente não trabalha a sua potência na relação de tempo que a física faz e nem na nossa avaliação do que é justo ou não. A eficácia de ser quem é e fazer o que faz (tudo o que faz) está na potência do seu Amor, na intensidade do seu Amor. Que não falha! Não há nenhum "e se" que resista à intensidade desta potência.

Feliz de nós quando descobrimos nossa absoluta impotência em nós mesmos. Quando descobrimos que mesmo incapazes podemos ser eficazes quando movidos pelo Amor que é mais forte que a morte.


18  a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura,  e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
19  e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
20  Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.
21  a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” Efésios 3


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Descansar

Foi tão lindo poder começar o ano falando de Descanso. 
Saber que eu pertenço e a quem pertenço. Saber q o Deus, Senhor, é o meu pastor, meu pai. 
Que é Ele quem me conduz por momentos de alegria e de dor. De comunhão e de solidão. De festa e de pranto. De ganhos e de renúncias. De abundâncias e de privações. De agir e de esperar. De tranquilidade e de sombras de morte. Que é Ele quem refrigera, anima, consola, corrige, liberta, protege, cura e quem me mantem Nele e com Ele. E para Ele. E para a Sua Glória. Quem permite mesmo as mais cruéis injustiças dando-me a oportunidade de reagir a elas de modo tal que o caráter Dele, o Pastor amoroso seja em mim implantado. Quem me chama para um lugar de banquete e de festa. Quem me honra em sua graça, bondade e misericórdia e quem me alegra até transbordar.
Inimaginável nos melhores sonhos ou nos maiores anseios da alma. Porque não é sonho, é vida, é o início, e o fim, e o caminho, e a jornada. Para lugares sempre mais altos do que a nossa mente pode hoje contemplar, entender ou aceitar.

Me ensina a descansar em Ti, meu bom Pastor



sábado, 5 de novembro de 2016

Fé para o "faça a Tua Vontade!"

Sabe quando Abrão teve que levar seu filho para oferecê-lo em sacrifício?
Foi meio assim que me senti por 50 dias. (8 anos atrás) Diante daquele que é chamado "pai da fé", eu me perguntava se teria uma fé do tamanho de um grão de mostarda.
Diante de muitas intercorrência, falar que não fiquei agoniada, estaria mentindo. Minha luta não era apenas lidar com a possibilidade de perda, mas, como reagiria caso isso acontecesse. Afinal, por ser Deus, Ele poderia fazer o que quisesse.
Um monte de sentimentos conflitantes me deixava envergonhada diante daquilo que digo crer: Cristo, autor e consumador da fé!
No fim, minha filhota teve mesmo que passar por uma delicada cirurgia, e quem foi curada, foi eu, a mãe.

Entre outras coisas aprendi o que significa orar"faça a tua vontade", quando a nossa parece ser tão lícita e justa.

Um dia antes da cirurgia e já sem pegar a Juju no colo desde o seu nascimento, a enfermeira gentilmente perguntou: quer fazer mamãe canguru"? Ficamos aquela tarde toda juntinhas, grudada uma na outra. Ela não chorou, ficou quieta e tranquila.
Naquele fim de tarde eu consegui orar, entregar de fato toda aquela situação para o Senhor e descansar Nele. O tão difícil "faça a tua vontade" saiu dos meus lábios e, de forma surpreendente eu fiquei em paz.






terça-feira, 15 de março de 2016

Amor não é aceitação / in love nesse texto


Amor não é aceitação | 14mar

“…o fruto do Espírito é AMOR, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio…” Gálatas 5:22-23

O amor não é baseado na aceitação, mas no acolhimento. Muitos pensam que no amor há a premissa de aceitar o outro como ele é, de tolerar o outro com suas más características, sem colocar condições, ensinamentos, posicionamentos e correções. Alguns resumem que quem ama não pode se posicionar contra, cortar favores, impor limites, reestruturar intimidade e confiança. Isto não é amor! O consentimento em erros, falhas, equívocos, defeitos e pecados não configuram uma relação sadia e produz morte para todas as partes envolvidas. Na verdade, o amor nem sempre aceita o outro, mas sempre o acolhe.
O amor não concorda com tudo, por isto ensina a todo tempo. O amor não faz escravos e nem dependentes de si, ele produz seres maduros, cheios de consciência de suas responsabilidade, papéis e compromissos. O amor é repleto de não, pare, chega, basta, aprenda, cresça, desta forma não, corrija-se, vá sozinho, não farei por você, é sua responsabilidade. O amor abraça, acolhe, traz pra perto, ajuda, aconchega, mas com o propósito de ENSINAR. O amor aproxima para libertar, fazer crescer e gerar maturidade no outro, sem jamais acobertar, acatar, concordar, conformar, consentir ou assentir. Muitos estão destruindo suas vidas, pois aqueles que o amam não se posicionam frente aos seus erros. Acolha sempre, mas só aceite o que for bom.

← Amar é perdoar | 09mar

domingo, 22 de fevereiro de 2015

By the power of Your love

Lord I come to You
Let my heart be changed, renewed
Flowing from the grace
That I've found in You
Lord I've come to know
The weaknesses I see in me
Will be stripped away
By the power of Your love


Hold me close
Let Your love surround me
Bring me near
Draw me to Your side
And as I wait
I'll rise up like the eagle
And I will soar with You
Your Spirit leads me on
By the power of Your love

Lord unveil my eyes
Let me see You face to face
The knowledge of Your love
As You live in me
Lord renew my mind
As Your will unfolds in my life
In living every day
By the power of Your love


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Frases

Como prumo, usarei a justiça e a honestidade como medida.


Árvores cuja as folhas não caem

SALMO 1 :3 -  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.



Chama-me atenção esse versículo quando compara as nossas vidas com um árvore de FOLHAS QUE NÃO CAEM NUNCA.
Não sou boa em Ciência, mas lembro que nas aulas a gente aprendia sobre as estações do ano e que, no outono, as folhas das árvores caem.
Parece que não é bem assim!
Fazendo uma pesquisa pelo lindo do google descobri que existem espécies de árvores com folhas que nunca caem. Sim! Essas árvores se adaptam ao frio e a condições de escassez de água mantendo sempre vivas as suas folhas.
Eu já escrevi que não sou expert em Ciências né?! Sim, já escrevi antes... Então não vou explicar porque isso acontece.
Interessante pra mim também foi descobrir o nome que essas folhas recebem: folhas persistentes, enquanto das outras árvores, com folhas que caem, são chamadas de folhas caducas.

Vejo essas folhas como a nossa fé.
Nossa vida cristã é marcada por invernos e outonos. Temos que estar prontos para chegada desses dias que vem nos assolar para permanecermos com a nossa fé viva. Para isso, só sendo persistente, firme em Deus.
Quantas vezes na nossa vida espiritual somos como  árvores sem vida aparente, sem folhas verdes... e dizemos: "é um momento de outono, de inverno"... somos surpreendidos nas “estações” da vida e não estamos preparados para enfrentá-las, nossas filhas caem e perdemos o que testemunha que estamos vivos: A NOSSA FÉ.

EXEMPLO DE HOMENS E MULHERES DE DEUS
- PERSISTENTES; escrava de Naamã, Maria, Jesus
- CADUCOS: Jonas, Ananias e Safira, Judas

COMO PODEMOS SER ESSA ÁRVORE QUE TUDO O QUE FIZER PROSPERA SABENDO LIDAR COM AS MUDANÇAS DA VIDA?
1 – buscando o padrão de Deus para as nossas vidas: as folhas das arvores que não caem tem uma forma certa que evita a perda de água
ROMANOS 12 - "não se amolde a esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento..."
 2 – sendo plantadas no lugar certo – “junto a ribeiro de águas”. Ainda que na nossa vida natural passemos por  várias mudanças, nosso coração estará sempre firme junto às aguas que nos supre EM TODO O TEMPO, de nada teremos falta.
temos que ter a nossa fé firme em JESUS CRISTO,
Romanos 5:13 – "justificados péla fe, através de Jesus Cristo pela qual obtivemos acesso à fé, a esta graça, a qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da gloria de Deus...  - gloriamos na tribulação que produz perseverança..."
Mateus 6 – não andeis ansiosos por coisa alguma
3 – Com raízes profundas – “ E na lei do Senhor ele medida de dia e de noite”. Quanto mais fundamentados em Deus estivermos mas estaremos firmes no dia da provação, mais alegria usufruiremos na nossa vida.

Jo 15: 10 – se guardardes os meu mandamentos, permanecereis no meu amor a fim de que tudo o que pedirdes ao Pai ele vos conceda,

Nossa esperança está na palavra de Deus que nunca desamparou aquele que está firme Nele.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Tua glória em meu rosto brilhar!

Meus dons e talentos são pra servir,
Meus dons preciosos são seus,
Não vejo razão na minha vida sem Ti,
Tu és meu Senhor e meu Deus;

Assim como o fogo refina o ouro,
Vem tua obra em mim completar,
Até que o mundo possa ver
Tua glória em meu rosto,brilhar.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O vale de ossos secos


O vale de ossos sequíssimos é uma ilustração muito triste de onde a condição humana pode chegar.
Algumas vezes, o homem adoece em seu corpo, alma ou espírito. E Deus tem o poder pra curar.
Outras vezes o homem morre, igualmente, no corpo, alma ou espírito. E Deus tem o poder de ressuscitar.
Mas há momentos em que a morte já  transformou a carne em ossos, secos ou sequíssimos.
Não há mais vontade, prazer, nem ao menos alegria porque não há mais vida.  E também não há mais toque, cheiro, gosto (nem de defunto) porque não há mais sentidos.
O vale de ossos secos revela também o quão poderoso Deus é e como qualquer condição humana é possível de ser transformada, de acordo com a Sua vontade. Não pelo desejo humano, porque nessa condição de miséria e desolação não resta ao homem escolher ou querer, pois sua humanidade é agora secura. Resta a esse homem apenas o poder da Palavra do Todo Poderoso, a mesma que um dia deu forma e conteúdo ao universo, antes sem forma e vazio. O poder de um Deus tão bondoso, que usa os homens pra profetizarem na vida uns dos outros, para que a vida seja novamente desfrutada em sua plenitude.
Assim, a ação é somente externa, de Deus que devolve a vida e do profeta que se submete a ser levado ao vale de ossos secos, pelo Espírito de Deus e, com ousadia, profetizar.
Deus cura o doente.
Deus ressuscita os mortos.
Também reestabelece a vida na sequidão dando a ela novamente forma e sentido.

Que nunca lhe falte o profeta que trará a voz de esperança e revelação em sua condição.
Que nunca lhe falte disposição de ser o profeta que carrega, com gratidão, toda a potencialidade de Deus, que diz "Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. (...) Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis." Ezequiel 37:5

Carol Cardoso - texto para editorial da Carta Viva 23 - sobre O sentido da vida!

O SENTIDO DA VIDA!


Geralmente as pessoas ficam intrigadas quando procuram pelo sentido da vida. Perguntam por que foram colocadas neste planeta, por que e para que nasceram vivenciando uma corrida legítima pelo significado da existência. Praticamente todos os livros de autoajuda sobre o assunto dizem o mesmo: você precisa encontrar sua paixão (ou seu propósito, ou sua missão), para isso, oferecem exercícios de autoconhecimento, geralmente com diferentes perguntas para você fazer a si mesmo. Estes livros, artigos, matérias e documentários estão cheios de orientações simples que podem ser aplicadas na vida facilmente, como "9 esforços para ser feliz", "Crie suas próprias regras e seja feliz", "7 coisas que você não precisa para ser feliz"... e por aí vai.

Mas a corrida pelo significado da existência começa descobrindo e alcançando o nosso Destino! A partir disso, a vida terá o seu Sentido natural.

* O que é Destino?

Destino fala não apenas de finalidade (fim), mas também de plano, projeto, intenção e propósito. A palavra se liga a desígnio, motivo, sentido de vida. Se você se sente perdido a respeito do seu propósito na vida, anime-se: você está prestes a descobri-lo em Deus.

Destino não pode ser visto como a conquista de uma partida de futebol. Nela, as condições como dia, clima, torcida, arbitragem, contusões, entre outras podem interferir diretamente no resultado. Referimos ao Destino como a trajetória de propósito que se evidencia em meio ao caminho da existência humana, carreira tal que já foi proposta, definida, estabelecida, conquista por Cristo (Hebreus 12). Não está em jogo ganhar ou perder, mas anunciar, estabelecer, fazer conhecido de todos que “é chegado o Reino de Deus”, caracterizado pela Justiça, Paz e Alegria (Rm 14).

Destino ou corrida marcada é a descoberta, vivência, desenvolvimento e proclamação da moralidade cristã. Trata-se de absorver a natureza de Cristo em detrimento da natureza corrompida que antes imperava. Na antiga natureza o exemplo era a auto preservação, na nova, a de Cristo, o exemplo é o da entrega em Amor! O Destino nesta nova vida é viver o Amor em todas as suas esferas.

* Como alcançar tal Destino?

Homem algum consegue conhecer seu destino sem a consciência plena de relacionamento com Deus! Satanás condicionou o homem numa condição meritória: "coma o fruto e você será", ou seja, no dia em que você fizer, você será (Gn 3). O homem tem extrema dificuldade em ser aceito sem precisar provar seu mérito. É o poder relacional de Cristo na cruz que tira o homem dessa condição! Logo, a relação oferecida pelo Amor e Graça levará o homem a entender a sua filiação!

Esta é a característica evidente e vital da carreira cristã. Já fomos limpos, amados, escolhidos e orientados como FILHOS (amigos), não mais como servos (João 15). Toda a vivência a partir de então é fundamentada na certeza de identidade, não mais em tentativas! Não trabalhamos para Deus, mas com Deus!

* Dizem que apelar para o destino é uma maneira confortável de levar a vida sem lutar muito, verdade?

Creio que é o inverso! Quem apela e se entrega a este DESTINO encontrará as maiores e piores lutas, crises, aflições, provações e até mesmo privações da vida. O que difere é o detalhe: tal destino muda o alvo! Estávamos enganados achando que o vazio, a perturbação de alma, a escuridão de entendimento presentes na humanidade se resolveriam quando as situações externas fossem solucionadas para nós! Procurávamos a todo custo conquistar essa nossa própria “salvação”.

Hoje, com o vazio preenchido, a alma apaziguada e a mente iluminada pelo favor voluntário do Pai (misericórdia), o foco da existência muda! Não buscamos mais sobreviver, mas viver essa relação próxima com o Pai! Constatamos que nenhuma adversidade na caminhada humana prejudica em hipótese alguma, pelo contrário, gera em nós o que somos, o que cremos e o que faremos. Assim, nem mesmo a morte física altera tal condição!

* Então, qual é o Sentido?

Já que sabemos que o Destino é cumprir o propósito da Vida, chegamos então ao desfecho! Um sociólogo definiu de forma brilhante o sentido da vida: "o fator indiscutível é que não há para o homem outro ambiente para sua existência, senão o social; o homem existe e coexiste; para ele, viver é conviver, ser com". Qual o sentido da vida? Amor.

Satanás não pôs fogo no Jardim, não criou outro jardim e apresentou ao homem como um lugar melhor ou qualquer outra opção neste sentido, ele apenas pegou as coisas que Deus mesmo criara e as trocou de ordem na sua mente e posteriormente na existência humana. Os ingredientes que eram compartilhados deram lugar à negociação em causa própria! O que contemplava a relação, agora promove o indivíduo. O que antes atendia o bem comum, agora serve ao apetites individuais. Percebeu? Ele mudou o SENTIDO!

Desse modo, a maior frustração, decepção e desespero do homem será quando chegar ao final da vida e perceber que passou o tempo todo terrivelmente enganado. O que conseguiu produzir é incompatível ao propósito de criação! Não existe frustração maior do que chegar ao fim da vida sem a satisfação de relembrar momentos sinceros e profundos de importância relacional! Por isso descobrir seu destino é importante, pois muda a sua perspectiva de satisfação enquanto se vive!

Diante de tanto, nos resta orar! Que descubramos logo e de fato o SENTIDO de nossa existência para que no fim:
Ao pensarmos no caminho, lembremos de QUEM esteve ao nosso lado; Ao pensarmos nas dores, lembremos de QUEM as sofreu conosco;
Ao pensarmos das glórias, lembremos de QUEM cooperou conosco;
Ao pensarmos nas lutas, lembremos de QUEM as suportou conosco;
Ao pensarmos nos banquetes, lembremos de QUEM estava à nossa mesa; Ao pensarmos na escassez vivida, lembremos de QUEM nos estendeu a mão;
Ao pensarmos nas reuniões e encontros, lembremos de QUEM nos segurava as mãos. Ao pensarmos nos céus, lembremos que a Glória maior será estarmos diante Dele juntos, definitivamente!

Viver "o que" sem lembrar " de quem" não tem o menor sentido! Pessoas, esse é o Sentido, esse é o nosso Destino!

Deus nos Abençoe!

* Texto de Mayron Pereira e Ana Carolina Cardoso (revista Carta Viva 23)

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Texto de Madre Tereza

As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.
Ame-as MESMO ASSIM.
Se você tem sucesso em suas realizações,
ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.
Tenha sucesso MESMO ASSIM.
O bem que você faz será esquecido amanhã.
Faça o bem MESMO ASSIM.
A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.
Seja honesto MESMO ASSIM.
Aquilo que você levou anos para construir,
pode ser destruído de um dia para o outro.
Construa MESMO ASSIM.
Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,
mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.
Ajude-os MESMO ASSIM.
Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
você corre o risco de se machucar.
Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Dignidade arrastada

Tento compreender os fatos que puderam levar uma mulher a ser arrastada por uma 
viatura policial pelas ruas. 
Posso aqui levantar alguns motivos para o acontecido, mas o que me veio a mente é que vivemos em um mundo que arrasta a dignidade de seus cidadãos pelos asfaltos da vida sem ao menos perceber o que tem feito com eles.
Dignidade é a qualidade de quem é digno, de quem respeita a ética,
cidadania, honradez e justiça, zelando pelos direitos de outras pessoas.
Digno é acreditar que ainda sempre poderá haver vida.
É fazer de tudo, para com todos, com o cuidado que lhes é necessário.
Digno é valorizar o humano ainda na sua morte, ainda na ausência de esperança ou de recuperação.

Arrasto a dignidade do outro quando não o reconheço humano como eu.
Quando não paro para ouvir aqueles que clamam com suas dores.
Quando fecho a minha mão para aqueles que estendem a sua em minha direção em procura de ajuda.
Quando perco a compaixão, a integridade e equilíbrio em minhas ações e reações...
Quando levanto a minha voz com extremismo contra aqueles que não podem se defender e quando me calo diante de outros que precisam da minha defesa.
Quando falho em ser amável e generoso.
Quando reajo com violência, opressão,vingança, displicência, indiferença ou desprezo...
Quando firo o outro com as minhas palavras...

Choca-nos ver no noticiário uma mulher sendo arrastada ruas à fora.
Também saber que o mesmo acontece todos os dias, bem perto de nós, quando não conosco, 
quando somos aqueles que arrastam ou que são arrastados.

 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Potes de barro

 

"Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. Levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de Jesus para que também a vida dele seja vista no nosso corpo." 2 Coríntios 4

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Renovação do entendimento!

Não conseguimos ajudar as pessoas como gostaríamos, porque elas ainda leem em nossos olhos a expectativa (débito) a respeito do que deveríamos fazer, e não a certeza (crédito) do que ainda podemos ser. A renovação do entendimento muda a forma como vemos os processos de transformação. 
Somos agentes de reconciliação não pela nossa capacidade de exercer sobre as pessoas controle ou dominação, mas porque nossos olhos estão descansados na eficácia do que Cristo já fez por elas, e estamos firmes na convicção de quem elas podem ser em Cristo e, então, fazer por Ele. 

A graça é suficiente para salvar e educar!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cadê você?


Há de haver cura
Há de haver cura pras fraquezas, pras mais evidentes e pras mais obscuras delas
Há de haver cura pra consciência insana e pra inconsciência também
Há de haver cura pros sentimentos que surgem no meio das distancias, das ausências, do perdido
Há de haver cura pra aquilo que se chama de amor, mas que fere o que de fato ele é
Há de haver cura pras feridas que os homens não podem ver... 
Há de haver cura
Há de haver...
Há cura! Há cura sim!  








"Sonda-me Senhor e me conheces... vê se há em mim algum caminho mal e me guia no caminho eterno..." Salmo 139

terça-feira, 16 de abril de 2013

Mudar é algo natural


Não querer mudar é ir contra a natureza.
Tudo está mudando sempre. A energia, a matéria, cada uma das células de nosso corpo.
Tenho me deparado com os meus primeiros fios de cabelo branco... Afff!!! Tudo está mudando sempre! Transformando-se, fundindo-se, nascendo, crescendo, morrendo...  
O meio como as pessoas tentam não mudar é que foge do que é natural, querendo se agarrar a coisas que as fazem ser do jeito que eram ao invés de se deixarem ser como agora são.
(como a tinta que a gente compra para passar nos fios de cabelo branco – nada contra isso minhas amigas!!!)
Agarramo-nos as velhas memórias ao invés de criarmos novas.
Agarramo-nos aos antigos métodos ao invés de buscarmos revelação.
Agarramo-nos aquilo que já devia estar morto em nossas vidas ao invés de nos alegrarmos com o que está vindo à luz.  
Insistimos em acreditar em coisas permanentes ao invés de nos aventurarmos no que é permanente pra Deus. Esse permanente nos impulsiona sempre a estar cada vez mais perto e parecido com Ele. O que é permanente em Deus, seu amor, glória, Palavra – nos faz mudar sempre, nos fazem frescos, porque a unção de Deus é fresca e se renova a cada manhã.
Acho que é isso que nos faz velho.  Não a nossa idade, não a aparência física de nosso corpo ou quantidade de fios brancos na cabeça, mas o medo de perder; o medo de envelhecer.  ( e tud bem envelhecer, desde que a gente não pare de mudar)

sábado, 6 de abril de 2013

Há razão para seu desapontamento?




Creio que todas as pessoas, uma hora na vida vai se desapontar com alguém.
Pelo dito e não feito, pela expectativa não suprida, pelos acordos não cumpridos, por palavras empenhadas que foram esquecidas, pela distância em momentos em que se precisava de proximidade, pela ausência no meio da guerra, pelo julgamento ao invés de compreensão...


Se não guardamos o coração, a gente se desaponta facilmente. E resumindo todos os motivos em um, é porque achamos que alguém falhou conosco, ou falhou em relação a algo que nós estabelecemos como correto. Posicionamo-nos como donos da razão. ( e as vezes temos mesmo a “razão”)

Assim, o desapontamento parte de nós, de nossa certeza (seja ela baseada no que for) quanto ao débito do outro (seja em relação ao que for). E por isso é frágil e humano,  (ainda que baseado em princípios eternos). Tem muita gente ai usando a Bíblia pra justificar seu desapontamento.
Mas o desapontamento nunca vem Dele...
Mas o desapontamento sempre chega Nele...

Tem um cara na Bíblia que nos ajuda a compreender isso.

Jonas é conhecido por ter “ilhado” na barriga de um peixe por não querer cumprir a vontade de Deus em sua vida. Mas arrependido e angustiado Jonas clamou misericórdia e a recebeu.  No final, Deus fez o que queria. Deus levou Jonas à Nínive.

Mas algo não é muito explorado na história de Jonas. No final, o profeta fez tudo quanto Deus havia determinado, ele foi lá e alertou os ninivitas quanto à condição deles. Mas as coisas não aconteceram como se pensou que seria.  Na verdade Jonas meio que fez papel de bobo.

Deus pediu que Jonas falasse à um povo rebelde, impuro, que não agradava Deus por seus atos.  Pediu que anunciasse que iria destruí-los. E assim JOnas o fez.
Ora, Deus perdoou os ninivitas. Deus revelou-se misericordioso e compassivo. Mesmo Jonas tendo sido fiel naquilo que era a sua parte, Deus concluiu a história de uma maneira nova e diferente da expectativa do profeta.


E o que aconteceu?
Jonas se DESAPONTOU. E se desapontou com Deus.
No final, nosso desapontamento é sempre com Ele
"Senhor, por que não fez nada no meu casamento? Eu já fiz tanto....
Senhor, porque permitiu que perdesse meu tempo com esse que não compreende  a sua condição? Eu já fiz tanto...
Senhor, porque me deste esse trabalho? Eu já me dediquei tanto...
Senhor, por que me colocastes no meio dessa igreja? Eu já me comprometi tanto...
Senhor isso não está certo!  Eu já alertei tanto...
Senhor... bla bla bla!!!   Eu já fiz, eu estou com crédito em relação a outro. E Deus, onde está?"

No final, nosso desapontamento é sempre com Ele...

Jonas ficou magoado. Ressentido. Ele se desapontou. E Deus então ensinou algo precioso pra ele e pra todos nós:

O SENHOR respondeu: – Jonas, você acha que tem razão para ficar com tanta raiva assim? Aí Jonas saiu de Nínive, foi para o lado onde o sol nasce e sentou-se. Depois, construiu um abrigo e sentou-se na sombra, esperando para ver o que ia acontecer com a cidade. Então o SENHOR Deus fez crescer uma planta por cima de Jonas, para lhe dar um pouco de sombra, de modo que ele se sentisse mais confortável. E Jonas ficou muito satisfeito com a planta. Mas no dia seguinte, quando o sol ia nascer, por ordem de Deus um bicho atacou a planta, e ela secou. Depois que o sol nasceu,Deus mandou um vento quente vindo do leste. E Jonas quase desmaiou por causa do calor do sol, que queimava a sua cabeça. Então quis morrer e disse: – Para mim é melhor morrer do que viver! Mas Deus perguntou: – Jonas, você acha que está certo ficar com raiva por causa dessa planta? Jonas respondeu: – É claro que tenho razão para estar com raiva e, com tanta raiva, que até quero morrer! Então o SENHOR Deus disse: – Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. Você nada fez por ela, nem a fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela! Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais!

 

Às vezes a gente se encontra nessa situação de Jonas. A gente senta e vê o que vai acontecer com aquele ou aquilo que nos desapontou. E geralmente a gente espera a desgraça acontecer: “ele vai colher...”  
Talvez, como Jonas, Deus nos dê um momento de conforto enquanto a gente espera como Ele manifestará a sua justiça ( da nossa maneira). Ele mesmo nos fará ter a sensação de que, no final, estivemos sempre certos.
Mas é por pouco tempo, porque assim como na história de Jonas, Deus manda um vento quente pra trazer desconforto em nossa situação. Ele mesmo vai mandar o conforto embora e inquietar a nossa cabeça com um sol quente.

E muitos não entendem o propósito do vento, nem do sol quente. Não percebem quando ele chega.
Eu mesmo tenho dificuldade em percebe-los.
Do contrário, ficam ainda mais desapontados e como Jonas,  até preferem a morte!
“ Eu tenho razão pra ficar com raiva”. “ Eu tenho razão para estar desapontado”
Tem mesmo?

O que Jonas não entendeu é que ele não era melhor que os ninivitas. Ele não era o rei da cocada preta. Nem era a última bolacha do pacote. Ele errava como os outros.E pecado, no final, é tudo pecado. Ele perdou a consciencia de que só era pela misericórida e graça de Deus.
Na barriga do peixe, ele entendeu isso. Quando a sua planta secou, ele não conseguiu se enxergar em suas próprias falhas, afinal estava ocupado demais enchendo a sua mente na expectativa do que ia acontecer naquela cidade.
Jonas  precisou da compaixão de Deus para ser tirado de dentro do peixe. Ele mesmo receberia a compaixão de Deus se novamente reconhecesse seu erro. Mas o que ele preferiu foi ter compaixão do que trazia mais conforto pra ele naquele momento e defender esse novo estado ao invés de se enxergar.  

E, se você, assim como eu a pouco atrás, estiver como JOnas em seu segundo estado, é facil de você ler todo esse texto e ainda usá-lo como defesa para as suas razões. Será fácil para você lembrar do outro ao inves de clamar a Deus pela seu estado miserável. A razão é Dele, e Ele faz com ela o que bem lhe prover.
Entenda isso, e deixe de lado os seus desapontamentos  ( com Deus e com os outros) para que você viva!

Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:15-16

domingo, 31 de março de 2013

Você e o Ministério Infantil

Neste ano assumi o Ministério Infantil de minha igreja. Meditando sobre o assunto, saiu o estudo abaixo:

Até mais!!


Você e o Ministério Infantil

“Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são
semelhantes a elas” (Mc 10.14).

“Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou”. (Mc 10.16)No decorrer dos séculos, muitos crentes têm rejeitado os esforços das crianças para se aproximarem do Salvador.

“Qualquer, porém, que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar”
(Mt 18.6)

Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor”. Mt 21.16

“Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.” Mt 11.25.

 

As crianças são escolhidas por Deus ainda no ventre materno. João Batista, Moisés, Samuel, Sansão e o próprio Jesus, dentre outras, são histórias que nos mostram os propósitos de Deus na vida das crianças e o cargo que ocuparão no futuro.

Deus nos delegou a responsabilidade de evangelizar as crianças. Elas precisam ser alcançadas e salvas assim como os adultos. Alguns verbos interessantes na Biblia:

- “Ide ... (Mc 16.15
- “Deixai... (Mc 10.14)
- “Apascenta os meus cordeiros... (Jó 21.15)
- “Não é da vontade de Deus que uma criança se perca ... (Mt 18.14)
- “Ensinar as doutrinas fundamentais as crianças ... (Ex 12. 26-27)
- “Desde o menor deve ouvir os mandamentos ... (II Reis 23.2 – II Cr 20.13 – Dt 6.7-31 – Ef 6.4)


- o ministério infantil é um ministério valoroso pois é responsável pelo pastoreio das crianças e juvenis pregando a salvação em Jesus e os seus ensinamentos. As crianças estão com o coração aberto a aceitar e reter os ensinamentos bíblicos

- a criança precisa ser amada na igreja. Ela vem pra igreja pra receber de Jesus assim como os adultos e precisa sair da igreja sempre transformada. Jesus ama as crianças. Ele demonstrou isso todas as vezes em que teve a oportunidade de estar com elas

- Criança é criança em qualquer tempo e lugar, não dá para mudar a realidade de que elas vivem fantasiando, imaginando, pensando. Tudo isso é muito saudável e importante. Não precisamos de robozinhos, mas de crianças livres para pensar, aprender, criar. Vale a pena gastar um pouco mais em salas bonitas e coloridas, com brinquedos, lápis de cor, joguinhos, músicas e brincadeiras

-. Elas devem ser contadas como membros da igreja, pois fazem parte do corpo de Cristo. As crianças dependem de nós para mostrar-lhes o caminho: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pb 22.6

- fazer pouco caso do Ministério Infantil, dar aula improvisada, não valorizar os professores, não investir revela que ainda temos uma visão deturpada sobre a criança na igreja:a criança faz parte do corpo de Cristo


 

Charles Spurgeon, um famoso pregador inglês, escreveu: “Que maravilha será ver nossas crianças firmadas na doutrina da redenção por Cristo! Se forem prevenidas contra os falsos evangelhos desta era perversa, e ensinadas a firmar-se na rocha eterna da obra consumada de Cristo, podemos esperar que a próxima geração venha a manter a fé e que será melhor do que a de seus pais”.