O amor pode ser Lindo!

Espero que o amor chegue. Chegue e sente ao teu lado no sofá. Que compartilhe contigo um pedaço de bolo de milho e as bolinhas do leite int...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O milagre de agradecer e repartir diante da falta ou da pouca participação!


As vezes me pergunto o que nos impede de sermos co-participantes do que Deus quer e está a operar. Ao mesmo tempo me surpreende a posição de Jesus diante de tão pouca participação dos seus amigos em momentos importantes de sua vida e ministério.

A multidão já estava cansada, penso eu... com fome... perto de Jesus estão os discípulos, que mesmo já tendo sido ensinados por Ele querem é dispensar o povo ao invés de cuidar dele.

Jesus deixa claro a responsabilidade dos seus: “ dai-lhes vocês a eles o que de comer”.
A resposta não foi nada positiva;” nada temos o que fazer.”
Mas um único menino aparece naquela história e se dispõe a fazer parte de um dos maiores milagres já relatados na bíblia Sagrada: a multiplicação dos pães e dos peixes...

Penso como reagiria eu naquele momento... Os discípulos que tanto ensinei querendo mandar o povo embora, e quando pergunto o que é que tem apenas UM rapaz aparece com um tantico de pães e peixes... Acho que minha vontade seria também a de mandar o povo embora e ir pra casa estressada ou triste pensando no que e em que a mente dos meus discípulos tem se ocupado, porque de tão pouca participação...  
Mais do que mostrar o poder que tinha para multiplicar, Jesus me ensina nessa passagem a respeito da postura de um líder de fé.

Acho que se fosse eu ali, ficaria impaciente não só com a pouca iniciativa dos discípulos, com a falta de comprometimento deles com aquele povo e muito, mas também quanto ao valor arrecadado. Fico me perguntando se não teria umas moedas espalhadas entre aquele tanto de gente e se os discípulos não tinham MESMO nada para colaborar.  Uma moedinha sequer nos bolsos!!!
Cinco pães e dois peixinhos diante de uma multidão não apenas parece pouco para alimentar aquela gente, mas antes disso, parece pouco para ser arrecadado na presença de tanta gente.

Jesus tem uma reação interessante. Ele não reclama, não murmura, não olha para seus discípulos com um ar de incredulidade. Ele ensina, e ensina a todos... ensina a mim que hoje é abençoada com essa história.
Ele pega o que tem e dá graças. Ele manifesta GRATIDÃO por aquilo que está em suas mãos, mesmo sendo tão insignificante e REPARTE AQUELE POUCO. E esse pra mim é o grande milagre!
Queremos a participação de todos, queremos que todos entendam o privilégio, de como aquele rapaz, de ficar marcado nas histórias de milagre que Deus quer operar... mas basta um com a disposição de dar tudo o que tem para que Ele opere um grande milagre.

Então, talvez nunca consigamos a mobilização de todos. Talvez consigamos a mobilização de uns, de um... mas, o suficiente para Deus operar, se Ele assim o quiser fazer.
Talvez as pessoas ao nosso lado não entendam ainda a responsabilidade que têm principalmente diante das aparentes faltas, mas com paciência ( muita paciência por sinal) podemos mostrar que quando somos gratos por aquilo que temos recebido, quando há, nem que seja um, com o coração disposto a entregar tudo o  que tem, temos o suficiente para que  Deus  faça TUDO o que precisa.

Mas enquanto ficarmos reclamando pela falta, fazendo conta do que poderia ter, pelo tanto que poderia ter sido e que não é ou pela falta de comprometimento das pessoas que estão perto de nós a respeito de coisas tão importantes... nunca conseguiremos valorizar os cinco paes e os dois peixinhos que o Senhor tem colocado em nossas mãos, para darmos graças ao Pai por eles e para que sejam, por Ele, multiplicados.

Um milagre acontece assim... de coisas singelas. Um que dá tudo o que tem, outro que agradece por aquilo que tem, e que não retêm, nao tem medo.. que vai lá e reparte mesmo diante da aparente excassez, da falta, do pouco, contanto única e exclusivamente com o poder e a graça de Deus!